geral@astroestrela.pt +351 926 462 347
January 25, 2022 - DE Admin

OUMUAMUA - O asteroide Interestelar

Descoberto em 19 de Outubro de 2017 pelo telescópio Pan-STARRS 1 em Hawai, foi rapidamente identificado como o primeiro objeto Interestelar a atravessar o nosso Sistema Solar.

Oumuamua, cujo nome significa "O mensageiro que vem em primeiro", foi classificado como C/2017 U1, o que significa:

C = cometa, 2017 = ano de descoberta, U1 = primeiro objeto descoberto na segunda metade do mês de Outubro (ver imagem seguinte)





Mas, na ausência de cauda característica dos cometas, foi requalificado em A/2017 U1, A= Asteroide.


Cometa, Asteroide, Iceberg de Hidrogénio, nave espacial extraterrestre... ainda hoje a natureza deste objeto é tema de debate controverso. No entanto, os últimos estudos revelam que Oumuamua poderá ser um fragmento de um exoplaneta (planeta fora do nosso sistema solar), "arrancado" devido a um impacto com o astro, ha mais de 500 000 000 de anos.


Ao passar ao periélio (passagem mais próxima do Sol), verificou-se uma aceleração brutal de 3x a sua velocidade, o que permitiu a algumas pessoas pensarem que se tratava de um objeto "inteligente", uma nave espacial Extraterrestre !!!

Mas, o científico Steven Desch tem uma explicação mais "natural" : "É um objeto provavelmente formado por "gelo de azoto", como o planeta Plutão. Ao passar perto do Sol, o gelo, mesmo que invisível, derrete e provoca o "efeito de foguetão", combinado com as forças de gravidade".


Ainda assim, os estudos feitos sobre este objeto interestelar não revelaram todos os mistérios deste visitante do infinito.


Estaremos sós no Universo ??







0 ITENS
€ 0